CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS E TAMBÉM DE DEVERES
Educadora; Jaqueline Maria Coelho Maciel
Turma: 3º período
Fevereiro, 2008
PROJETO DE TRABALHO TURMA 3º PERÍODO
JUSTIFICATIVA:
Este projeto originou-se a partir das observações realizadas no período de adaptação, e das várias indagações que nós professores fazemos dia-a-dia ao olhar uma criança, ao ouvi-la, ao satisfazer seus desejos ou não, e através de suas diferentes manifestações.
A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi aprovada em 1959, porém é preciso ainda ser divulgada e respeitada. Pensando nisso pretendemos fazer conhecer esses direitos as crianças. As famílias e a todos os envolvidos nesta turma.
Por outro lado não podemos e não devemos mostrar-lhes somente seus direitos, é preciso coletivamente descobrir que temos deveres a cumprir, pois só assim poderemos estabelecer e garantir relações práticas e subjetivas que incentivem as crianças a criticidade, a dignidade, a auto-estima, a consideração e o respeito pelo outro. É preciso ainda fazê-los tomar consciência da realidade, para assim desenvolver exercício pleno de cidadania.
Segundo Arroyo “existe em princípio educativo, uma pedagogia que passa pelo cotidiano da produção material e social da existência. E mais, significa aceitar que a pedagogia escolar tem de estar atenta a esses processos educativos, tem de entendê-lo, acompanhá-lo e até aprender com eles. A primeira lição que essa pedagogia do trabalho e da prática social nos ensina é que os seres humanos não se constituem, formam ou educam através das inculcações de idéias, valores ou hábitos, mas através da experiência coletiva, social de relações com a natureza e de relação com os outros seres humanos” (p.35-44).
Iremos mostrar às crianças todos os princípios, este será o projeto norteador mas, nos aprofundaremos em alguns que notarmos ser mais interessante para o grupo o que se transformará em outros mini projetos. Iniciaremos com o principio X (dez) que diz: “Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos”. A partir deste traçaremos caminhos e elaboraremos roteiros de aprendizagens significativas e intencionais.
OBJETIVO GERAL:
Garantir o direito das crianças e oportunizar as crianças a conhecerem seus direitos e deveres, propiciando o questionamento e vivência desses valores, bem como refletir suas atitudes como cidadã.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Explorar as palavras “chave” dos princípios da Declaração Universal dos Direitos das crianças;
· Identificar as letras e as sílabas destas palavras;
· Relacionar o trabalho de alguns animais ou insetos que são solidários;
· Através dos filmes “Lucas, um estranho no formigueiro”, “o mar não está para peixe”, “vida de insetos”, identificarem cenas de solidariedade, compreensão, amizade e justiça;
· Observar e refletir o que a falta desses valores acarretam em nossa vida, na sociedade e na natureza;
· Incentivar as crianças a pensarem em algo muito importante em relação ao que estudamos, para pedir a fada da amizade;
· Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do tema do projeto;
· Construir textos coletivos a partir de nossas experiências e pesquisas;
· Propor situações de leitura através de rótulos, propagandas e imagens;
· Oportunizar a troca de experiência entre as crianças, com o meio e com outras pessoas;
· Favorecer as conquistas das crianças através do processo de mediação;
· Incentivar a exploração do ambiente a sua volta;
· Favorecer a elaboração e reelaboração do conhecimento através da brincadeira;
· Construir significados que lhes permita elaborar e reelaborar as aprendizagens;
· Criar um ambiente propicio às interações;
· Construir uma relação ética com as crianças;
· Mostrar que como cidadão de direitos tem o dever de cuidar bem do nosso planeta;
· Incentivar a linguagem teatral e a expressão corporal.
· Desenvolver o raciocínio e a atenção;
· Estimular a criatividade e a atenção;
METODOLOGIA:
· Oportunizar um trabalho voltado à elaboração de textos coletivos, escrita de palavras, confecção de painéis sobre os temas, resolução de situações problemas através de conversações, introdução a pesquisa escolar, uso da linguagem oral e escrita, interpretação de textos e do entendimento que tiveram através de desenhos, trabalhar a linguagem oral, escrita, plástica e corporal.
RECURSOS:
· Som, televisão, aparelho de DVD;
· CDS, DVDS, livros de histórias;
· Revistas para recorte;
· Papéis, lápis, tinta, pincéis, cola;
· Sucatas;
· Gravuras e fotos;
TEMPO PREVISTO:
A principio o projeto será desenvolvido nos meses de fevereiro e março mas poderá se estender de acordo com o interesse ou necessidade do grupo. Porém o projeto norteador fará acontecer outros mini-projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano de 2008.
Avaliação:
A avaliação acontecerá através das observações diretas e constantes das atividades planejadas, do interesse da criança e de suas respostas.