“A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM”
TEMA LITERATURA
“Por isso na impaciência desta sede de saber,
Como as aves do deserto, as almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia livros, livros a mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma, é germe que faz a palma,
É chuva que faz o mar.
(Castro Alves)
ANO/SÉRIE: Jardim III
GRUPO: Dentinho de leite
PROFESSORA: Jaqueline Maciel
Florianópolis, outubro de 2008.
“A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM”
TEMA LITERATURA
INTRODUÇÃO
A prática pedagógica do Colégio Atitude procura levar em conta o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil, sendo assim ao longo deste ano procuramos considerar as características cognitivas, culturais e emocionais das crianças, respeitando seus modos de agir e pensar.
É através das diferentes experiências, que propiciamos situações em que a criança possa à apropriar-se dos conhecimentos sem deixar de lado a imaginação, a brincadeira, à socialização, a tomada de decisões e a apropriação de regras construídas pelo grupo, bem como por aquelas já existentes.
Sendo assim este projeto visa levar os educandos ao conhecimento dos diferentes textos literários, despertando-os a criatividade, imaginação, curiosidade e experiências de socialização.
JUSTIFICATIVA
Durante o primeiro semestre percebemos o grande interesse deste grupo na contação de histórias e nas atividades de interpretação, para tanto estaremos desenvolvendo junto ao grupo Dentinho de Leite experiências voltadas na área de literatura; e a partir daí traçar caminhos para continuar desenvolvendo o gosto pela leitura, pela arte e também levá-los a uma consciência ecológica bem como a valorização do meio ambiente.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar o conhecimento de diferentes textos literários e a partir destes estimular o gosto pela leitura, criatividade, imaginação, conhecimento e consciência ecológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Promover situações que leve o educando ao contanto com diferentes literaturas;
· Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
· Identificar-se como parte integrante da natureza;
· Promover situações que levem o educando a brincar e criar com fantoches;
· Produzir trabalhos com sucatas, tintas e recursos da natureza;
· Observar obras de pintores famosos e fazer releituras;
· Observar o comportamento das crianças antes e durante as atividades lúdicas realizadas, para que ao final de cada atividade destaquem seus atos e atitudes;
· Brincar com músicas, imitar, inventar e reproduzir;
· Desenvolver a expressão oral;
· Promover a socialização;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação social;
· Familiarizar-se com a escrita de através de diferentes textos literários;
· Trabalhar audição através das diferentes leituras;
· Resolver situações problemas;
· Observar as modificações que ocorrem através do tempo;
· Compor histórias orais com registro coletivo e individuais;
· Desenvolver a atenção e o raciocínio;
· Dramatizar histórias conhecidas e elaboradas pelo grupo;
· Estimular o questionamento;
· Criar desenhos, pinturas, modelagens... A partir do tema meio ambiente e das histórias contadas;
· Incentivar a linguagem teatral e a expressão de idéias;
· Identificar palavras chaves;
· Participar de brincadeiras que os levem a superação e coordenação;
· Promover a participação em situações que haja a necessidade de explicar idéias e ponto de vista;
· Promover a narração de histórias conhecidas ou criadas pelos mesmos.
SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
- Baú de histórias, com vários livros para serem “lidos”, trocados, contados, desenhados, “reescritos”;
- Utilização de fantasias para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
- Contar a vida do autor e aproveitar para explicar como se faz uma biografia;
- Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
- Colocar nas costas de uma criança (ou mais de uma) papel com uma palavra escrita, ou imagem para que o grupo tente ler o que está escrito e adivinhe do que se trata o livro;
- Uso de voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
- Organização da turma em grupos e distribuição de papéis com a parte escrita para que ilustrem e montem um livrão coletivo;
- Analisar o assunto principal da história;
- Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e produzir “textos”;
- Cantar, recitar, músicas e poemas relacionados à história;
- Produzir um texto que conta como seria se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia a cem anos atrás/ como ela vivia);
- Distribuir contos de fadas diferentes as crianças organizadas em grupos. Entregar um envelope com palavras que representem objetos da modernidade. Em seguida ler com elas o conto e juntos recontar a história introduzindo os elementos da modernidade. Por ex. a história de Cinderela que tinha um telefone celular;
- Contar a história e não dizer o fim, pedir que elas organizem um fim para a história;
- Contar história em quadrinhos;
- Contar a história retirada de um livro, mostrar também em cd e em vídeo. Traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro;
- Usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
- Teatro de fantoches, teatro de sombras, teatro de varas, dramatizações;
- Contação de histórias com auxílio de avental, projetor, fantoches, livros de diferentes tamanhos, caixa surpresa, peças teatrais e televisão construídas com elas.
- Momentos de brincadeiras, dramatizações e danças com o ritmo de diferentes países;
- Trabalhos artísticos com o uso de diferentes materiais;
- Brincadeiras com argilas e massas de modelar;
- Construção do boneco cara de batata (com alpiste e serragem) para observar a germinação;
- Visita da fada Mariana e fada da amizade;
- Teatro apresentado pelas educadoras (Gaia);
METODOLOGIA
· Utilização da rodinha como instrumento de socialização, integração, reflexão, conversação, jogos, brincadeiras cantadas, músicas e os momentos literários;
· Atividades específicas com palavras chaves das obras literárias, ressaltando suas iniciais, sua formação através de recortes, pinturas e colagens;
· Saídas a campo;
· Releitura de obras literárias;
· Atividades plásticas diversas.
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