domingo, 30 de janeiro de 2011

Projeto de trabalho: A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM.

Estou postando um projeto de trabalho que deu certo. Acho que poderia ter sido melhor. Por isso se alguém o usar e adicionar coisas interessantes me repassem para que eu possa colocar no blog e ajudar outras pessoas. Abraço.






A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM”
TEMA LITERATURA

“Por isso na impaciência desta sede de saber,
Como as aves do deserto, as almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia livros, livros a mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma, é germe que faz  a palma,
É chuva que faz o mar.
(Castro Alves)


ANO/SÉRIE: Jardim III
GRUPO: Dentinho de leite
PROFESSORA: Jaqueline Maciel




Florianópolis, outubro de 2008.

“A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM”
TEMA LITERATURA

INTRODUÇÃO

            A prática pedagógica do Colégio Atitude procura levar em conta o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil, sendo assim ao longo deste ano procuramos considerar as características cognitivas, culturais e emocionais das crianças, respeitando seus modos de agir e pensar.
É através das diferentes experiências, que propiciamos situações em que a criança possa à apropriar-se dos conhecimentos sem deixar de lado a imaginação, a brincadeira, à socialização, a tomada de decisões e a apropriação de regras construídas pelo grupo, bem como por aquelas já existentes.
 Sendo assim este projeto visa levar os educandos ao conhecimento dos diferentes textos literários, despertando-os a criatividade, imaginação, curiosidade e experiências de socialização.

JUSTIFICATIVA

            Durante o primeiro semestre percebemos o grande interesse deste grupo na contação de histórias e nas atividades de interpretação, para tanto estaremos desenvolvendo junto ao grupo Dentinho de Leite experiências voltadas na área de literatura; e a partir daí traçar caminhos para continuar desenvolvendo o gosto pela leitura, pela arte e também levá-los a uma consciência ecológica bem como a valorização do meio ambiente.


OBJETIVO GERAL

            Oportunizar o conhecimento de diferentes textos literários e a partir destes estimular o gosto pela leitura, criatividade, imaginação, conhecimento e consciência ecológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Promover situações que leve o educando ao contanto com diferentes literaturas;
·         Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
·         Identificar-se como parte integrante da natureza;
·         Promover situações que levem o educando a brincar e criar com fantoches;
·         Produzir trabalhos com sucatas, tintas e recursos da natureza;
·         Observar obras de pintores famosos e fazer releituras;
·         Observar o comportamento das crianças antes e durante as atividades lúdicas realizadas, para que ao final de cada atividade destaquem seus atos e atitudes;
·         Brincar com músicas, imitar, inventar e reproduzir;
·         Desenvolver a expressão oral;
·         Promover a socialização;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação social;
·         Familiarizar-se com a escrita de através de diferentes textos literários;
·         Trabalhar audição através das diferentes leituras;
·         Resolver situações problemas;
·         Observar as modificações que ocorrem através do tempo;
·         Compor histórias orais com registro coletivo e individuais;
·         Desenvolver a atenção e o raciocínio;
·         Dramatizar histórias conhecidas e elaboradas pelo grupo;
·         Estimular o questionamento;
·         Criar desenhos, pinturas, modelagens... A partir do tema meio ambiente e das histórias contadas;
·         Incentivar a linguagem teatral e a expressão de idéias;
·         Identificar palavras chaves;
·         Participar de brincadeiras que os levem a superação e coordenação;
·         Promover a participação em situações que haja a necessidade de explicar idéias e ponto de vista;
·         Promover a narração de histórias conhecidas ou criadas pelos mesmos.

SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

  • Baú de histórias, com vários livros para serem “lidos”, trocados, contados, desenhados, “reescritos”;
  • Utilização de fantasias para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
  • Contar a vida do autor e aproveitar para explicar como se faz uma biografia;
  • Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
  • Colocar nas costas de uma criança (ou mais de uma) papel com uma palavra escrita, ou imagem para que o grupo tente ler o que está escrito e adivinhe do que se trata o livro;
  • Uso de voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
  • Organização da turma em grupos e distribuição de papéis com a parte escrita para que ilustrem e  montem um livrão coletivo;
  • Analisar o assunto principal da história;
  • Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e produzir “textos”;
  • Cantar, recitar, músicas e poemas relacionados à história;
  • Produzir um texto que conta como seria se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia a cem anos atrás/ como ela vivia);
  • Distribuir contos de fadas diferentes as crianças organizadas em grupos. Entregar um envelope com palavras que representem objetos da modernidade. Em seguida ler com elas o conto e juntos recontar a história introduzindo os elementos da modernidade. Por ex. a história de Cinderela que tinha um telefone celular;
  • Contar a história e não dizer o fim, pedir que elas organizem um fim para a história;
  • Contar história em quadrinhos;
  • Contar a história retirada de um livro, mostrar também em cd  e  em vídeo. Traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro;
  • Usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
  • Teatro de fantoches, teatro de sombras, teatro de varas, dramatizações;
  • Contação de histórias com auxílio de avental, projetor, fantoches, livros de diferentes tamanhos, caixa surpresa, peças teatrais e televisão construídas com elas.
  • Momentos de brincadeiras, dramatizações e danças com o ritmo de diferentes países;
  • Trabalhos artísticos com o uso de diferentes materiais;
  • Brincadeiras com argilas e massas de modelar;
  • Construção do boneco cara de batata (com alpiste e serragem) para observar a germinação;
  • Visita da fada Mariana e fada da amizade;
  • Teatro apresentado pelas educadoras (Gaia);

METODOLOGIA

·         Utilização da rodinha como instrumento de socialização, integração, reflexão, conversação, jogos, brincadeiras cantadas, músicas e os momentos literários;
·         Atividades específicas com palavras chaves das obras literárias, ressaltando suas iniciais, sua formação através de recortes, pinturas e colagens;
·         Saídas a campo;
·         Releitura de obras literárias;
·         Atividades plásticas diversas.

Um comentário:

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