Loading...

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mais um projeto: Direitos e deveres.







CRIANÇA: SUJEITO DE DIREITOS E TAMBÉM DE DEVERES






Educadora; Jaqueline Maria Coelho Maciel
Turma: 3º período




Fevereiro, 2008
PROJETO DE TRABALHO TURMA 3º PERÍODO
JUSTIFICATIVA:
                Este projeto originou-se a partir das observações realizadas no período de adaptação, e das várias indagações que nós professores fazemos dia-a-dia ao olhar uma criança, ao ouvi-la, ao satisfazer seus desejos ou não, e através de suas diferentes manifestações.
                A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi aprovada em 1959, porém é preciso ainda ser divulgada e respeitada. Pensando nisso pretendemos fazer conhecer esses direitos as crianças. As famílias e a todos os envolvidos nesta turma.
Por outro lado não podemos e não devemos mostrar-lhes somente seus direitos, é preciso coletivamente descobrir que temos deveres a cumprir, pois só assim poderemos estabelecer e garantir relações práticas e subjetivas que incentivem as crianças a criticidade, a dignidade, a auto-estima, a consideração e o respeito pelo outro. É preciso ainda fazê-los tomar consciência da realidade, para assim desenvolver exercício pleno de cidadania.
Segundo Arroyo “existe em princípio educativo, uma pedagogia que passa pelo cotidiano da produção material e social da existência. E mais, significa aceitar que a pedagogia escolar tem de estar atenta a esses processos educativos, tem de entendê-lo, acompanhá-lo e até aprender com eles. A primeira lição que essa pedagogia do trabalho e da prática social nos ensina é que os seres humanos não se constituem, formam ou educam através das inculcações de idéias, valores ou hábitos, mas através da experiência coletiva, social de relações com a natureza e de relação com os outros seres humanos” (p.35-44).
Iremos mostrar às crianças todos os princípios, este será o projeto norteador mas,  nos aprofundaremos em alguns que notarmos ser mais interessante para o grupo o que se transformará em outros mini projetos. Iniciaremos com o principio X (dez) que diz: “Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos”. A partir deste traçaremos caminhos e elaboraremos roteiros de aprendizagens significativas e intencionais.





OBJETIVO GERAL:

Garantir o direito das crianças e oportunizar as crianças a conhecerem seus direitos e deveres, propiciando o questionamento e vivência desses valores, bem como refletir suas atitudes como cidadã.




OBJETIVO ESPECÍFICO:

·         Explorar as palavras “chave” dos princípios da Declaração Universal dos Direitos das crianças;
·         Identificar as letras e as sílabas destas palavras;
·         Relacionar o trabalho de alguns animais ou insetos que são solidários;
·         Através dos filmes “Lucas, um estranho no formigueiro”, “o mar não está para peixe”, “vida de insetos”, identificarem cenas de solidariedade, compreensão, amizade e justiça;
·         Observar e refletir o que a falta desses valores acarretam em nossa vida, na sociedade e na natureza;
·         Incentivar as crianças a pensarem em algo muito importante em relação ao que estudamos, para pedir a fada da amizade;
·         Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do tema do projeto;
·         Construir textos coletivos a partir de nossas experiências e pesquisas;
·         Propor situações de leitura através de rótulos, propagandas e imagens;
·         Oportunizar a troca de experiência entre as crianças, com o meio e com outras pessoas;
·         Favorecer as conquistas das crianças através do processo de mediação;
·         Incentivar a exploração do ambiente a sua volta;
·         Favorecer a elaboração e reelaboração do conhecimento através da brincadeira;
·         Construir significados que lhes permita elaborar e reelaborar as aprendizagens;
·         Criar um ambiente propicio às interações;
·         Construir uma relação ética com as crianças;
·         Mostrar que como cidadão de direitos tem o dever de cuidar bem do nosso planeta;
·         Incentivar a linguagem teatral e a expressão corporal.
·         Desenvolver o raciocínio e a atenção;
·         Estimular a criatividade e a atenção;

METODOLOGIA:

·         Oportunizar um trabalho voltado à elaboração de textos coletivos, escrita de palavras, confecção de painéis sobre os temas, resolução de situações problemas através de conversações, introdução a pesquisa escolar, uso da linguagem oral e escrita, interpretação de textos e do entendimento que tiveram através de desenhos, trabalhar a linguagem oral, escrita, plástica e corporal.




RECURSOS:

·         Som, televisão, aparelho de DVD;
·         CDS, DVDS, livros de histórias;
·         Revistas para recorte;
·         Papéis, lápis, tinta, pincéis, cola;
·         Sucatas;
·         Gravuras e fotos;

TEMPO PREVISTO:

A principio o projeto será desenvolvido nos meses de fevereiro e março mas poderá se estender de acordo com o interesse ou necessidade do grupo. Porém o projeto norteador fará acontecer outros mini-projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano de 2008.

Avaliação:

                A avaliação acontecerá através das observações diretas e constantes das atividades planejadas, do interesse da criança e de suas respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário